domingo, 28 de fevereiro de 2010

"Um olhar do paraíso", 2010, Peter Jackson


Conta a história de Susie Salmon (Saoirse Ronan), menina de 14 anos, que é assassinada por George Harvey (Stanley Tucci), mas permanece numa espécie de limbo tentando contato com a família viva. (ringing any bells???) De um lado a menina-fantasma indignada com sua morte, do outro lado a família abalada não querendo largar mão da busca pela filha e a justiça.

Um olhar do paraíso” une thriller policial com os temas drama, superação e morte de um ente querido. Peca, justamente, por não firmar um ponto, um argumento e permanece durante duas horas numa balança, pende para um lado e para o outro, deixando qualquer um doido na cadeira.

Bem dirigido, com bela fotografia, roteiro instigante e três atrizes excepcionais – Rachel Weisz, Saoirse Ronan e Susan Sarandon – “Um olhar do paraíso” te leva a crer a cada bloco de 15 minutos, por estes e outros poucos motivos, que vai haver algo surpreendente, que faça sentido, mas infelizmente não acontece.

Um dos piores filmes do ano. Talvez dizer apenas isso seria ao mesmo tempo o óbvio, e no mínimo leviano, se não forem apresentados os motivos. Vamos lá:

  1. Pegue uma pitada de “A Viagem” (novela global, de Ivani Ribeiro), misture 200g de “Ghost – do outro lado da vida”, acrescente à massa “Xuxa e os Duendes, salpique “A fonte da Vida” e tempere à gosto com qualquer, eu disse QUALQUER, thriller policial-suspense-serial-killer-americanóide, ET voilà: Um olhar do paraíso”.
  2. Ou seja – Não!!!
  3. Sim, “Xuxa e os Duendes” – há uma menina que claramente saiu de lá vestida de “Pocahontas” e que certamente não concluiu nem o primeiro semestre da escola de teatro.
  4. Susan Sarandon – WHY?, OH, WHY IS SHE IN THE FREAKIN MOVIE??? Não há sentido, função, peso ou argumento para a existência dessa personagem no filme. Muito menos o motivo dessa escalação. Susan, ao menos, consegue até neste filme, nos dar momentos engraçados, bem-humorados e bem encenados.
  5. Stanley Tucci – Concorre ao Oscar 2010 como coadjuvante. Hmmm.....Hmmm...Ok! Stanley Tucci é Mr Harvey, sabidamente o assassino, e também um homem de uma cidadezinha de 8.000 habitantes, que mora sozinho, quase nunca sai de casa, com cara de nerd, introspectivo, e que ainda faz maquetes de casas, constrói armadilhas para patos, alçapões e afins. Seria o primeiro suspeito? Sim! No filme? O último, claro...
  6. Peter Jackson não se decide, ou melhor, a autora, Alice Sebold, não se decidiu, qual seria o estilo da história – Drama, policial, auto-ajuda... Fica difícil realizar um filme onde nitidamente é possível ver uma mistura de gêneros.
  7. Mark Whalberg – Não! Amigo, faça a todos um grande favor - 'atue' somente em filmes de ação...
  8. O chapéu voador! Há um chapéu ao vento que atravessa o quadro numa das cenas. Motivo de riso geral na sala do cinema.
  9. Há um limbo específico para menina assassinadas - ?????

Seria possível continuar, mas prefiro deixar no esquecimento a sessão de cinema do sábado a noite.

Vale a pena se for para ver Saoirse Ronan em cena. Ela é ótima, como visto ano passado em "Atonement"

Concorre ao Oscar 2010 - Melhor Ator Coadjuvante - Stanley Tucci

Dica? Que dica?


Um comentário:

  1. hahahahaha concordei em número, gênero e grau!!
    filme extremamente pretensioso (ainda mais por ter sido lançado em ''época de Oscar''.

    ResponderExcluir