quinta-feira, 4 de março de 2010

"Bastardos Inglórios", 2009, Quentin Tarantino



Quentin Tarantino sabe fazer esse negócio.

Cada plano é um colírio para os olhos. Dá vontade de estar no set, ouvindo e vendo a coisa acontecer. Elogios à parte, “Bastardos Inglórios” se trata de uma outra forma de retratar a 2ª Guerra Mundial - o terror, o pânico, o ódio, o sentimento de justiça e vingança e a loucura de Hitler – aliás, muito bem executada pelo ator Martin Wuttke!

Um roteiro brilhante - sagaz e engraçado.

Tarantino conta, através de capítulos, como em “Kill Bill” a saga de Shoshanna (Melanie Laurent), judia que teve sua família fuzilada pelos Nazistas, mas que consegue escapar, criar uma identidade falsa e seguir com a vida. Quatro anos depois, Shoshanna se vê diante do autor do crime, um alto general do exército, Col. Landa (Christopher Waltz) e assim, decide por em prática uma vingança pessoal e por todo o povo judeu.

Paralelamente, existe um grupo de guerrilheiros americanos, liderado por Lt. Aldo (Brad Pitt), os “Bastardos Inglórios” que se propõem a ir à Europa com o único intuito de assassinar Hitler, Goebbels e afins, com a meta de matar o maior número de nazistas que estiverem no caminho. Para tal contam com a ajuda de uma atriz alemã vira-casacas disposta a acabar com o regime nazista. Porém, no caminho aparece justamente o algoz de Shoshanna, Col. Landa, que sagazmente descobre os planos de Aldo e, bem, assistam o filme!.........

Bastardos Inglórios” é um filme divertido, inteligente e criativo. Um assunto desgastado como o Holocausto toma outro rumo, um mais chistoso, espirituoso e, claro, com rompantes 'Tarantinescos' – One of a kind, sui generis.

O ator Christoph Waltz faz Col. Landa , e o faz de maneira brilhante – inteligente, nada óbvio, com toques de sarcasmo e humor impagáveis. Sem contar as manobras que o levam do humor rasgado ou humor sarcástico aos momentos mais sérios, tensos e repletos de um ódio nazista. Um que preenche sua feição e seus olhos de forma mais que convincente.

Um excelente ator que certamente trará competição difícil ao prêmio de Melhor Ator coadjuvante ao Oscar 2010 - E vai ganhar!

Não sei se é o melhor filme do ano, mas indubitavelmente é um excelente, diferente, muito bem filmado e divertido.

Concorre ao Oscar 2010 como

Melhor Filme

Melhor Diretor

Melhor Roteiro Original

Melhor Edição

Melhor Fotografia

Forte candidato aos prêmios de Roteiro, Direção, Edição e Fotografia.

Fica a dica!

Um comentário:

  1. Bacana encontrar esse blog emm uma noite insone. Tenho alguma vida inteligente na madrugada, dessa forma.

    ResponderExcluir