segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

"Julie & Julia", 2009, Nora Ephron


Não é a toa que muitos saíram da sala de cinema com uma sensação agradável. Muito bom quando assiste-se à um filme despretensioso que enfeitiça a todos...

Nora Ephron conduz “Julie e Julia” de forma graciosa e compensa seus fãs depois de um “A Feiticeira” (2005) tão sem-graçinha.

Não é, de longe, nenhuma obra-prima.

Mas quem disse que todo filme tem de ser uma?

A diretora dos cults “Sintonia de Amor” (1993) e “Mensagem para você” (1999) e roteirista do festejado “Harry & Sally” (1989) emplaca uma divertida e irreverente história sobre culinária, amor e sucesso.

Julie & Julia” conta a história de duas mulheres conectadas pela mesma paixão – a cozinha. Passada em dois momentos distintos da história e em cidades diferentes – NY 2002 e Paris 1945, a fita se trata de um roteiro simples, mas em sua simplicidade cativante, alegre e saboroso.
Meryl Streep interpreta Julia Child que trouxe a culinária francesa para os EUA, durante a segunda guerra mundial, através de seus renomados livros de receita e programas de TV. Amy Adams é Julie Powell - agradável senhorita que trabalha numa agencia de seguros mas que na verdade se trata de uma cozinheira de mão cheia.

Amy tem um sonho: ser uma bem sucedida escritora. Deprimida por não ver sua carreira decolar, Julie e seu marido “afogam” as mágoas nos pratos que ela prepara tão saborosamente. Eis que seu marido tem uma brilhante idéia: escrever um blog sobre culinária colocando em prática as receitas de Julia Child - trocando idéias sobre a experiência de 'ser' e 'fazer' o que Julia Child fazia com os internautas - uma espécie de twitter e seus seguidores.

O ponto forte do filme é a interpretação de Meryl Streep, que assustadoramente se assemelha com a verdadeira Julia Child, corroborando a ideía de que se trata de uma atriz perfeita. Nora Ephron é capaz de entregar um filme literalmente gostoso, que não causa frisson, mas que conta duas histórias que se cruzam de maneira muito especial. Uma “sessão da tarde” pra lá de prazerosa! Poderia ser mais enxuto, menos redundante em alguns momentos, mas tais 'defeitos' passam batido ao final da sessão.

Uma aprazível experiência!!

Fica a dica.

Julia Child no youtube - http://www.youtube.com/watch?v=TVdI85jb8xg&feature=rec-LGOUT-real_rev-rn-1r-1-HM)

PS: saia p ver o filme com certa fominha...Depois inspirado pelo filme, vá a um bom restaurante.

Um comentário:

  1. Hum... nada! Esse eu verei de barriga cheia pra depois nao comer 5 mil calorias, hehe.

    ResponderExcluir